26 de nov. de 2010

Aventura do skate inspira documentário



O primeiro filme sobre skate feito no Brasil, estreia nesta sexta-feira no cinema. O diretor Daniel Baccaro conta a trajetória das últimas décadas do esporte no Brasil, abordando a popularidade e o desenvolvimento técnico crescentes.

O ponto de vista que ele adota é o de quatro grandes ídolos: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias.

Depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários formam um mosaico que retrata os obstáculos superados pelo skate, hoje o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo só para o futebol.

No início dos anos 80, faltavam pistas, equipamentos e apoio aos praticantes. Aos poucos, foram surgindo grupos de skatistas em São Paulo e região. A pista mais famosa da época ficava em São Bernardo do Campo, enquanto Guaratinguetá abrigava o único campeonato nacional.

O skatista Lincoln Ueda conta que o apoio do pai, assíduo frequentador das competições disputadas pelo filho, foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte. Um depoimento pessoal, mas que retrata um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do skate no Brasil: o fim do preconceito.

Pais como o de Ueda deixaram de ver o “carrinho” como coisa de marginal ou desocupado e passaram a apoiar seus filhos encarando o skate profissionalmente.

Esse sucesso muito se deve ao que Sandro Dias, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Bob Burnquist fizeram pelo skate. Mais do que mudar o jeito de se praticar o esporte no país e no mundo, os quatro e muitos outros mudaram a forma de como o skate é visto.

O resultado é um documentário que tem sua narrativa construída em depoimentos emocionantes e imagens de arquivo de mitos do skate brasileiro e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário