16 de nov. de 2010

Pequenos Skates, Grandes Negócios

Uma dica bem interessante e até mesmo surpreendente foi repassada pelo skatista e designer carioca Saulo Cunha, mais conhecido no meio como "Monstro".
Ninguém menos que a tradicional grife francesa de roupas Hermès usou um fingerboard (!) pra divulgar os produtos de sua mais recente coleção, numa iniciativa bastante ousada se formos considerar o público que costuma comprar os artigos da marca.

No filme, o skatinho passa por inúmeras peças de vesturário e acessórios da marca, seja executando manobras ou simplesmente dando um rolé por elas; então, tudo acaba virando obstáculo - um chapéu vira um funbox, caixas de cigarreiras e carteiras viram uma skate plaza e cartas de baralho acabam virando um quarterpipe. Tanto a direção do clipe quanto as manobras foram do rider Alexis Milant, que manda muito melhor com seus dedos do que muitos skatistas mandam com as pernas...

Só pra você ter uma ideia de como os universos são praticamente opostos, é interessante saber a história da grife. A Hermès foi fundada em 1837 como firma de fabricação de selas e arreios de couro pros cavaleiros da Paris do século 19, servindo artigos de luxo e duráveis à nobreza europeia. A grife cresceu e expandiu-se, e no início do século passado foi a primeira no mundo a fabricar artigos de couro com ziper.

Nos dias de hoje, a Hermès tem um faturamento milionário e tem nada menos que 14 divisões de produtos incluindo artigos de couro, lenços, gravatas, roupas masculinas e femininas, perfumes, relógios, artigos de papelaria, calçados, luvas, artigos de decoração e joalheria. Com o uso de materiais de altíssima qualidade, e fabricando à mão rigorosamente todos os produtos da grife, é claro que os preços atingem a valores bem altos. Por exemplo, uma gravata não sai por menos de US$ 180, enquanto que alguns modelos de bolsa ultrapassam facilmente o valor de US$ 7.000.

Não foi a primeira vez que uma grife de luxo associa a sua imagem ao skate; há cerca de 2 anos, a também prestigiada Louis Vuitton lançou um modelo de bolsa esportiva que vinha com um skate customizado de brinde. A um preço de US$ 8.250, foi rapidamente considerada como o "skate mais caro do mundo" além de gerar revolta de vários skatistas ao redor do mundo por conta da associação de imagens estilo "sem pé nem cabeça". Agora, é a vez da Hermès também associar a sua imagem ao carrinho, muito embora de maneira bem mais original.

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