5 de jan. de 2011

Página em branco


Todo mundo está, à sua maneira, curtindo esses dias legais de pouca obrigação e muita comida, recarregando as baterias para o ano que está começando, encontrando amigos e celebrando com familiares.

Apesar de não serem dias propícios pra assuntos sérios, hoje me peguei assistindo a posse da presidente Dilma Rousseff. Acho que nunca tinha assistido nenhuma posse em minha vida. Mas com alguns minutos percebi que aquele momento tinha uma importância histórica que não podia ser ignorada. O primeiro presidente operário, passando a faixa pra primeira mulher, que a partir de agora chefia os militares que a torturaram há alguns anos atrás. Vai ser um capítulo bem grande da apostila de história que minha filha terá que estudar num futuro próximo.

E foi a despedida de Lula. Jamais votei nele (nem na Dilma) e provavelmente nunca votarei. Mas é inegável que ninguém gostou tanto de presidir nosso país como ele, e que avançamos em muitas áreas durante seu mandato, muito por seu carisma e trabalho, outro tanto por conta das benfeitoras de governos passados e de bons momentos no cenário mundial. A minha grande decepção com Lula foi o fato de ele ser o cara que poderia, calçado por inacreditáveis 87% de aprovação popular, mandar Collor, Sarney e todos os políticos com esse perfil para o seu devido e impublicável lugar. Mas ele os trouxe para seu lado, talvez por necessidades políticas que eu não consiga entender. Perdemos a chance de nos livrar desses urubus do poder, e agora lá estão eles, ao redor de Dilma, como estariam se fosse o Serra, como estariam se lá estivesse Lúcifer. Com essas companhias, ela vai precisar de sorte. E daqui em diante, a sorte dela é a nossa própria.

Enfim, o ano começa. Um shape em branco, uma roda nova que ainda não encostou no chão, um eixo ainda sem marcas. As perspectivas pro Brasil são boas, e o skate está incluído nesse contexto promissor. É curtir os dias que faltam e entrar o ano batendo o tail no chão com força, subindo bem alto, fazendo nossa parte bem feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário