Por SporTV.com
Rio de Janeiro
Desde a criação do UFC, em 1993, o Brasil é, ao lado dos EUA, o país dominante no evento, tendo alguns dos melhores e mais laureados atletas a subir no lendário octógono. Desde Royce Gracie, os lutadores brasileiros são reconhecidos como os mais talentosos e perigosos do MMA. Mas jamais, desde que a divisão de categorias de peso foi instituída, o país teve a chance de concentrar quatro cinturões da organização simultaneamente nas mãos dos seus atletas. A vitória de Renan Barão sobre Urijah Faber, na disputa do título interino dos pesos-galos, deu ao país a condição histórica de deter quatro títulos da organização ao mesmo tempo: o dos pesos-médios, com Anderson Silva; o dos pesos-pesados, com Júnior Cigano; o dos pesos-penas, com José Aldo, e agora o interino dos pesos-galos, com Renan Barão.
Júnior Cigano, Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão: os quatro ases do MMA brasileiro na atualidade fazem história e põem o país no topo do mundo do esporte (Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O mais antigo campeão do UFC a ainda deter atualmente o cinturão é Anderson Silva. Com o título conquistado no UFC 64, em 2006, diante de Rich Franklin, o Spider foi o primeiro dos quatro ases brasileiros a assegurar a posição do país no topo do ranking do UFC. O próximo foi José Aldo, que havia sido campeão dos pesos-penas do extinto WEC. Ao ser comprado pelo UFC, o torneio levou para a nova casa todos os seus principais lutadores e campeões. Como a categoria ainda não existia no UFC, Aldo recebeu o cinturão de campeão em 2011, e o defendeu três vezes até hoje. O terceiro a conquistar o cinturão e mantê-lo até hoje foi o peso-pesado Júnior Cigano. Invicto no UFC, o catarinense disputou sete lutas antes de ter a chance de colocar o cinturão. Em 2011, contra Cain Velásquez, Cigano conquistou o título, defendendo-o uma vez, contra Frank Mir. O quarto ás é justamente Renan Barão, que garantiu o cinturão interino dos pesos-galos ao derrotar por pontos Urijah Faber no UFC 149.
Conheça melhor os quatro ases do MMA brasileiro:
![Anderson Silva na coletiva pós-UFC 148 (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com) Anderson Silva na coletiva pós-UFC 148 (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vBY56nkXLMdwZnAuHUKomSwPBr0EQlhyP0QysGW_NLwq_c2EByH5QW09_Rf5nIZP5raoU83HoR9XlSwwvf1q_meNKs6nlAzfs6u9aYQbXVsRb15YJZku8ImVSRw96RVqFzpaqywi8MtY6v1xdtRlgkOwgnsFMfDRNJuWYQO4HvrJUuKmNyFTmarEPq6f57Zjffs15JQr7wKPHc07QX9lGyTD7upWKppe51vzZxI6el=s0-d)
Anderson Silva é campeão do UFC desde 2006
(Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Anderson Silva
Categoria: Pesos-médios
Quando foi campeão: UFC 64, em 2006
Cartel no UFC: 15 vitórias em 15 lutas (recorde do UFC)
Defesas de cinturão: 10 (recorde do UFC)
O Spider, como é conhecido o brasileiro, conquistou o título dos médios do UFC ao vencer o americano Rich Franklin, e não mais perdeu o cinturão da categoria. É considerado o maior lutador peso-por-peso do mundo, e o maior nome do MMA em todos os tempo pelo presidente do UFC, Dana White. Aos 37 anos de idade, ainda possui mais três lutas em seu contrato com a organização, e atualmente não possui adversários em sua categoria de peso.
![Junior dos Santos Cigano com o cinturão de campeão do UFC (Foto: Getty Images) Junior dos Santos Cigano com o cinturão de campeão do UFC (Foto: Getty Images)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tGdsewy8CpEGWHBW2CrKixcwn1g7kladnMRPB7oSbWmmA5IGC42E3iriNtxM5kzJU8D0PfKf6E5R-kLgL_3hLvgTD-2TQXZG8swRYBYA3JVSMKNpejP1ynhvEqc7diuun8j3CTAgBnJKbX6gZfMwP2CY3Z-ChF0xrgfUSRMrIUwV5yClmiIW1crlNIVxzrNrmgE1VsGqGsAs1OjuO6y3rm_OUdYZ-AWj-hWlok99TXZQUThVMx2U_d3RrI5jt6RCOVG7MrYw=s0-d)
Júnior Cigano é campeão do UFC desde 2011
(Foto: Getty Images)
Júnior Cigano
Categoria: Pesos-pesados
Quando foi campeão: UFC: Velásquez x Dos Santos, em 2011
Cartel no UFC: Nove vitórias em nove lutas
Defesas de cinturão: Uma
O catarinense nunca foi derrotado no UFC, e só perdeu uma luta em sua carreira como lutador profissional. Possui o melhor boxe do MMA atual, e enfrentou quase todos os principais nomes da sua categoria, como Fabricio Werdum, Roy Nelson, Stefan Struve, Mirko Cro Cop, Shane Carwin, Cain Velásquez e Frank Mir. Aos 27 anos de idade, tem na velocidade e na força dos golpes suas maiores armas.
![José Aldo (Foto: Cassius Clay/Rede Amazônica) José Aldo (Foto: Cassius Clay/Rede Amazônica)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tS3e8VuUpM6IHNgarO5E9GpidcDuWIwMejOgz14Ro0JnBX_P2a8W65Xfp7ebY7g6Yud7e_erT31x3PK7d08j3yx60i7mmjrGWq__OIK2TrOaL3lY1zMG4yyTeNHT4QQH4-SZRyQ0rfr9PfEevrkkg-V8YS8zsK2wN75BpYiGPBUI_ZQcM398qIlJnXfGuO22uDuSqhkKXLJh8_xxzw7-7bxpvF8oO4W_pixH6lCjupajJ3YDVe0Q=s0-d)
José Aldo conquistou o cinturão dos penas em 2009
(Foto: Cassius Clay / Rede Amazônica)
José Aldo
Categoria: Pesos-penas
Quando foi campeão: No WEC, em 2009
Cartel no UFC: Três vitórias em três lutas
Defesas de cinturão: Três
Tido como um dos melhores lutadores peso-por-peso do mundo, o amazonense José Aldo tem na força de seus chutes e na velocidade e defesa de quedas suas grandes armas no MMA. Faixa preta de jiu-jítsu, o lutador praticamente "limpou" a sua categoria de peso no UFC, e é visto como um dos atletas de maior qualidade no MMA mundial. Famoso pela agressividade, tem apenas 25 anos de idade. Pensa em mudar-se para os pesos-leves em um futuro próximo.
![Renan Barão com cinturão dos pesos-galos do UFC (Foto: AP) Renan Barão com cinturão dos pesos-galos do UFC (Foto: AP)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sfWVwUsuJX27pkj-lTHBtCQz1hlK1lEVBix_FzIuu2LEgfXp3Y0wvIlcYJgmK-IpavhUR6BY2HX2NZmA5HzGIRLjMDGqY-iGrK4XhPr_ZC6F2dGcl4uIWh_iYJNR2SyNea7l90BY0UqMopKwI8XiTNkiWrj-bIFNHte37qcTxDhzZnXzRg3StGkABuv7f-3pBlgqhE0eTwfSTm8y12JUSBdXey-9OsfdqTqisupWZIUSvG22BtsAd6h6xb21YyiaZP=s0-d)
Renan Barão conquistou o cinturão interino dos
pesos-galos do UFC em 2012 (Foto: AP)
Renan Barão
Categoria: Pesos-galos
Quando foi campeão interino: UFC 149, em 2012
Cartel no UFC: Quatro vitórias em quatro lutas
Defesas de cinturão: Nenhuma
Aos 25 anos de idade, o potiguar tem a maior sequência invicta do MMA de alto nível no mundo: 32 lutas sem perder, sendo 31 vitórias e uma luta sem resultado. Faixa preta de jiu-jítsu e exímio trocador, tem braços e pernas longos, e muita agilidade. Treina boxe desde criança e espera a unificação do cinturão de sua categoria com o americano Dominick Cruz, detentor do título oficial dos pesos-galos do UFC. A organização resolveu colocar um cinturão interino em jogo já que Cruz ainda se recupera de um rompimento no ligamento anterior do joelho esquerdo e deve ficar mais tempo fora de ação.
A divisão da hegemonia do UFC, hoje, é dividida com os EUA, que possuem os mesmos quatro cinturões: o dos pesos-leves, com Benson Henderson; o dos pesos-galos, com Dominick Cruz; o interino dos pesos-meio-médios, com Carlos Condit; e o dos meio-pesados, com Jon Jones. Um quinto cinturão será americano a partir do dia 22 de setembro, no UFC 152, quando Demetrious Johnson e Joseph Benavidez decidirão o primeiro campeão dos pesos-moscas do torneio. Até lá, Brasil e EUA estarão no topo do mundo do MMA.